Know-how do Brasil para a China vender calçados
09/01/2009
São Paulo, 8 de Julho de 2005 – Mil técnicos saíram do País para treinar chineses a agregar valor ao couro exportado daqui. As importações brasileiras de calçados da China cresceram mais de 150% nos primeiros cinco meses do ano, para 6,6 milhões de pares, em relação ao volume de igual período de 2004, de 2,6 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Para um país que produz 775 milhões de pares por ano – volume que só perde para a produção da própria China e da Índia -, a invasão de calçados chineses poderia até ser tratada com menor importância pelo governo federal, que no momento estuda aplicar medidas de salvaguardas contra as exportações de produtos da China, sobretudo os têxteis.
Contudo, o que tem despertado grande descontentamento dos fabricantes brasileiros é o fato de o Brasil – conhecido mundialmente pela qualidade de seus calçados – ter se tornado um grande fornecedor de matéria-prima (couro) e mão-de-obra especializada para a indústria calçadista do país asiático.
“Exportamos know-how e couro aos chineses e recebemos em troca calçados idênticos aos nossos, alguns deles vendidos a preços de banana “, reclama Heitor Klein, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Segundo Klein, técnicos brasileiros especializados na produção de calçados e no tratamento do couro cru vêem na gigantesca indústria chinesa, que produz anualmente em torno de 8 bilhões de pares e exporta cerca de 5 bilhões, a chance de alcançar rapidamente o tão desejado sucesso profissional. O diretor da Abicalçados estima que, desde o início da década de 90 até hoje, cerca de mil brasileiros saíram dos pólos calçadistas
Fonte:
Gazeta Mercantil/1ª Página – Pág. 1
Denis Cardoso
8/7/2005