Jovem brasileiro é o terceiro mais empreendedor do mundo

17/03/2009

A qualidade do empreendedorismo no Brasil melhorou, segundo a pesquisa Global Entrepeneurship Monitor — a GEM 2008. Segundo o estudo, inverteu-se a proporção entre as pessoas que empreendem por necessidade e oportunidade. Para cada brasileiro que empreende por necessidade, há dois que o fazem por oportunidade.

A pesquisa aponta também que a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira manteve-se em torno de 12%, índice semelhante ao de nações como os Estados Unidos e outros países desenvolvidos. De 2001 a 2008, a TEA média brasileira foi 75% mais alta do que a média de todos os países participantes do estudo. Entre os 15 países do G-20 — grupo das 20 maiores economias do mundo — presentes no levantamento, o Brasil ocupou a terceira posição em empreendedorismo.

Jovens

Outro dado da pesquisa que merece destaque diz respeito ao número de jovens empreendedores no Brasil. Das pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos, 15% empreendem, ou seja, 3,82 milhões de indivíduos.

Os números referentes à participação dos mais novos não param aí: 25% dos empreendedores brasileiros são jovens, o que leva o país a ocupar a terceira posição no ranking dentro da GEM. Entre os jovens, 68% empreendem por oportunidade e 32% por necessidade, o que demonstra que a realidade deste segmento está próxima dos dados gerais sobre empreendedorismo no Brasil.

Fonte:
Zero Hora