Itaú e Bradesco pela primeira vez entre os 15 maiores bancos americanos

20/08/2008

Os bancos Itaú e Bradesco, parceiros dos portugueses BPI e BES, respectivamente, ascenderam pela primeira vez ao ranking" dos 15 maiores bancos do continente americano, juntamente com o Banco do Brasil.

 

Os bancos Itaú e Bradesco, parceiros dos portugueses BPI e BES, respectivamente, ascenderam pela primeira vez ao “ranking" dos 15 maiores bancos do continente americano, juntamente com o Banco do Brasil, noticia hoje a agência Estado, citada pela Lusa.

Citando estatísticas da consultora brasileira Economática, a mesma fonte adianta que, no primeiro semestre, o Banco do Brasil era o 12º maior banco americano, 15 posições acima do registado há cinco anos, com activos no valor de 261,6 mil milhões de dólares (177 mil milhões de euros).

O Bradesco ganhou 24 posições, para o 13º lugar, com activos de 253,3 mil milhões de dólares (171,3 mil milhões de euros), enquanto o Itaú ascendeu ao 15º lugar, com activos de 216 mil milhões de dólares (146,5 mil milhões de euros).

Segundo a mesma fonte, a diferença entre o Banco do Brasil e os outros dois brasileiros no topo da tabela é a menor da história.

Os dados da consultora brasileira baseiam-se nos balanços de resultados do segundo trimestre de 2008, e não incluem os bancos canadianos.

O Bradesco tinha 96,8% do total dos activos do Banco do Brasil, e o Itaú 82,6%, em Junho de 2008.

Na lista dos maiores bancos figura ainda o Unibanco, na 27ª posição, com activos avaliados em 108 mil milhões de dólares (73 mil milhões de euros), cerca de cinco vezes mais do que no anterior estudo.

O Banco Espírito Santo (BES) reforçou recentemente a sua participação no Bradesco para perto de oito por cento do capital, com a aquisição de mais 1,5%, por 259 milhões de euros.

O Itaú é actualmente um dos maiores accionistas do BPI, com mais de 18% do capital.

 

Fonte:
Jornal de Negócios