Itália quer transformar BEI em fundo soberano para tirar a Europa da crise

09/09/2008

O ministro italiano da Economia, Giulio Tremonti, vai propor aos parceiros europeus a transformação do Banco Europeu de Investimento (BEI) num fundo soberano para lançar um plano de investimento público e tirar a Europa da crise.

"Vamos pedir à União Europeia um estudo sobre a possibilidade de criar à escala europeia um instrumento que existe já noutros países, como a Cassa Depositi na Itália, a Caisse des Dépôts na França ou a KFW alemã", indicou Tremonti, citado pela imprensa italiana de hoje.

Segundo Tremonti, que vai submeter a ideia aos ministros da Economia e das Finanças da União Europeia na próxima cimeira ECOFIN em Nice a 12 e 13 de Setembro, este papel seria confiado ao Banco Europeu de Investimento.

"A economia está em crise e vemo-lo em todo o lado na Europa: somente um grande plano de investimentos públicos poderá fazer sair a Europa da crise global", acrescentou.

"Um fundo soberano teria não só um grande valor económico, porque temos a moeda mais forte do mundo e não a utilizamos, como político. Seria um símbolo extraordinário de reacção à crise da parte da Europa unida", prosseguiu.

Criada em 1958, o BEI já tem em parte este papel, apoiando certos objectivos da UE graças ao financiamento de investimentos. Actua principalmente no seio da UE, mas também noutras partes do mundo, nomeadamente a Turquia ou o Magreb.

A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde já sublinhara a semana passada numa entrevista ao diário francês La Tribune que o BEI podia ajudar a Europa a sair da crise reforçando os financiamentos das PME.

Esta solução seria mais eficiente, segundo ela, do que "um plano de relançamento pela via de grandes obras de tipo keynesiano, que teria poucas possibilidades de prosperar em tempo útil".

Fonte:
OJE/Lusa