Itália é o principal destino do couro brasileiro
09/01/2009
As exportações brasileiras de couros aumentaram 29% de janeiro a agosto deste ano em comparação ao mesmo período de 2005, saltando de US$ 917,4 milhões para US$ 1,18 bilhão, segundo dados elaborados pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Em agosto, os embarques em volume cresceram 26% ante o acumulado do período anterior, enquanto as vendas externas somaram US$ 173,2 milhões, receita 28% superior aos US$ 135,3 milhões registrados no mesmo mês do ano passado.
Os principais destinos do couro brasileiro de janeiro a agosto foram Itália (participação de 26,13% e incremento de 44% ante 2005), China (participação de 19% e aumento de 38%) e Hong Kong (15,55% e crescimento de 25% sobre o período anterior).
Os demais compradores do produto nacional foram os Estados Unidos, Coréia do Sul, Indonésia, Taiwan e Países Baixos. As exportações para os norte-americanos cresceram 39%, saindo de US$ 100,6 milhões para US$ 139,5 milhões. No acumulado, os embarques aos sul-coreanos aumentaram 16%, de US$ 24,9 milhões para US$ 28,8 milhões enquanto as vendas para Taiwan foram 7% maiores, de US$ 21,6 milhões para US$ 23,2 milhões. Já os Países Baixos importaram 5% a mais, saindo de US$ 20,5 milhões para US$ 21,6 milhões.
Merece destaque a expansão significativa e contínua dos embarques para a Indonésia, que saltaram de US$ 4,4 milhões para US$ 28,1 milhões, um incremento da ordem de 531%. Outro país da Ásia que também registrou forte aumento das importações de couros foi o Vietnã, de US$ 6,6 milhões para US$ 20 milhões, crescimento de 204%.
Fonte:
Apex
Oriundi