Itália diz que Brasil será convidado para reunião do G8
04/02/2009
País preside grupo e ministro afirma que não é hora de "represália diplomática" por causa do imbróglio envolvendo Cesare Battisti
O ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, afirmou nesta quarta-feira (4) que o Brasil será convidado para o G8 como país emergente, pois este não é o momento de falar em uma "represália diplomática" contra a nação.
O ministro declarou que a Itália está aguardando a resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso de Cesare Battisti. A cúpula do G8, formada pelos sete países mais ricos e a Rússia, é presidida temporariamente pela Itália.
A hipótese de não convidar o Brasil para o encontro do G8 havia sido proposta anteriormente por ministros italianos, depois que o governo brasileiro decidiu não extraditar o terrorista Cesare Battisti, em janeiro.
A Itália recorre da decisão ao STF para conseguir a extradição do ex-militante político, condenado por assassinatos no país europeu. O Supremo, que iniciou sessões na terça-feira (3) para avaliar a decisão do ministro brasileiro Tarso Genro, autorizou que o governo italiano se manifeste no processo.
Battisti, ex-militante da organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi condenado na Itália à prisão perpétua por quatro homicídios cometidos na década de 1970.
Fonte:
Portal O Tempo
Com agências de notícias