Itália declara ‘guerra’ ao Reino Unido por polêmica com prosecco
05/09/2017
Jornal do Brasil, Internacional / Agência ANSA – 5 de setembro de 2017
Itália declara 'guerra' ao Reino Unido por polêmica com prosecco
Britânicos afirmaram que a bebida causa problemas dentários
A Itália declarou "guerra" ao Reino Unido após o jornal britânico "Daily Post" publicar um artigo afirmando que o prosecco italiano "danifica os dentes" pelo alto nível de acidez que tem em sua composição.
De acordo com a publicação, dentistas ingleses disseram que o vinho espumante causa cáries, além de deixar as pessoas com "sorriso prosecco", apelido dado ao problema em que os dentes ficam amarelados e corroídos devido à acidez e açúcar da bebida.
Por sua vez, o ministro da agricultura da Itália, Maurizio Martina, e produtores italianos acusaram a notícia de ser "falsa" e afirmaram que os dentistas podem ter sido contratados por fabricantes de bebidas britânicas rivais.
Segundo o governador da região do Vêneto, Luca Zaia, onde a bebida impulsiona a economia, "o prosecco faz os ingleses sorrirem, não as notícias falsas".
O editorial ainda discute a estratégia de denegrir produtos estrangeiros e critica uma lista de produtos símbolos italianos, comparando todos ele com os "escassos" do Reino Unido. "Temos que começar a discutir as causas que Puccini e Verdi não podem competir com Cliff Richard", diz o texto.
"No que diz respeito às chamadas glórias de Veneza, Siena, Florença e Roma, toda essa publicidade é simplesmente uma estratégia para persuadir os turistas a não visitarem Smethwick, Slough e Grimsby", critica a publicação.
O artigo ainda conclui dizendo que o Reino Unido precisa "refinar a estratégia" se realmente quiser ser competitivo no exterior após o Brexit.
Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2017/09/05/italia-declara-guerra-ao-reino-unido-por-polemica-com-prosecco/