Itália candidata Via Francigena a Patrimônio da Unesco
06/03/2017
Agência Ansa – 06/03/2017
As regiões italianas da Toscana, Lácio, Liguria, Emília-Romanha, Lombardia, Piemonte e Vale de Aosta se reuniram para colocarem a Via Francigena na lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco.
A Via Francigena é uma estrada e rota de peregrinação que liga a França à Roma, passando pela Inglaterra, França, Suíça e Itália. Na época medieval, foi uma importante estrada e rota de peregrinação para quem queria visitar a Santa Sé e os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo.
Um protocolo foi assinado em San Miniato, em Pisa, com o objetivo de resguardar as sete regiões que são englobadas pela estrada e promover os traços históricos da rota por meio de um projeto nacional ligado à Unesco.
A Toscana, que é a primeira da fila no projeto, será avaliada por um comitê de coordenação, composto por uma autoridade política e um técnico para cada região envolvida, além de uma secretaria e da Associação Europeia da Via Francigena, que analisará preliminarmente o projeto de canditdatura, elaborará a documentação necessária e selecionará o candidato mais adequado no perfil científico.
Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2017/03/06/italia-candidata-via-francigena-a-patrimonio-da-unesco/