Italcam realiza degustação de vinhos DOP e IGP da Puglia

11/10/2023

Ação tem como objetivo promover produtos Made in Italy

A Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), na sua missão de promover o Made in Italy em São Paulo, promoveu uma degustação de vinhos ao sabor da Puglia, ao lado de pratos regionais. O evento ocorreu no último dia 5 de outubro, no Ristorantino, em parceria com a Compagnia Mediterranea representada pela vinícola Le Vigne di Sammarco, que apresentou cinco rótulos com certificado de qualidade e origem DOP e IGP.

O evento contou com a presença do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, da cônsul adjunta, Livia Satullo, de alguns integrantes do Sistema Itália, além de importadores e jornalistas.

Para acompanhar o antipasto de bacalhau cozido sobre creme de grão-de-bico e erva-doce selvagem (baccalà in olio cottura su passatina di ceci al finocchietto), serviu-se o branco PECTEN Fiano Minutolo Salento IGP 2022, com sabor fresco e notas de ameixa, maçã e ervas aromáticas.

O VERVE Negroamaro Salento IGP 2017, um tinto intenso, foi escolhido para compor uma tradição pugliese: acompanhar as “orecchiette al sugo”. No caso do primo piatto servido, trata-se de uma massa em forma de “orelhinhas” com tomates ao forno e queijo tradicional da Puglia (orecchiette con pomodori infornati e cacioricotta).

Mas a grande surpresa da noite veio na sequência, quando foram propostos dois tintos lado a lado – a termos de comparação – para harmonizar com o secondo piatto, cordeiro ao forno em cone de papel alumínio, tomate e cogumelos eryngui (agnello in cartoccio alla murgese). Divinamente deliciosos, tanto o ARCHE Primitivo di Manduria DOP 2016, como o CONSERO Appassimento Primitivo Salento IGP 2018 são vinhos concentrados, ainda que o primeiro traga notas mais delicadas. Por sua intensidade marcante, o CONSERO é muito utilizado na Puglia na harmonização de pratos com longos cozimentos.

Na harmonização com a sobremesa, uma massa folhada com creme de confeiteiro aromatizado ao vinho de colheita tardia (sporcamuss), escolheu-se um NEVO Passito Malvasia Bianca Salento IGP 2022, doce na medida certa.

“Por estar situada no sul da Puglia, entre dois mares, o Adriático e o Jônico, Salento produz vinhos únicos”, explicou aos presentes Roberta Lupi, export sales de Le Vigne di Sammarco.