IPI baixo corta preços de carros em até 20%

10/08/2012

Situação favorece o comprador, mas deverá mudar a partir do dia 31, quando vence o benefício

 

 

O momento favorece quem vai comprar carro novo, seminovo ou mais velho, mas a vantagem deve acabar no fim deste mês.

Os preços de modelos de carros beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) estão até 10% menores.

A queda chega a 15% no caso dos seminovos (de 2009 para cá) e nos usados (de 2008 para trás). Nestes casos, a redução ocorre porque esses modelos têm como referência o valor do veículo novo.

A situação, no entanto, muda a partir do próximo dia 31 deste mês, quando vence o prazo do IPI menor. "Até lá, teremos um dos melhores períodos de vendas", previu dias atrás Luiz Eduardo Guião, diretor do grupo de concessionárias Santa Emília.

Se a presidente Dilma Rousseff estender o benefício a partir do dia 31, os valores de modelos novos seguirão atraentes. Mas os dos usados continuarão o processo de desvalorização.

Esse processo é bom para quem compra, mas gera um problema para os donos das estimadas 350 lojas de veículos seminovos e usados de Ribeirão Preto.

Desde junho, com o IPI menor, as vendas dos usados caíram entre 20% a 50%, segundo lojistas.

"Se ficar como está, o jeito é fechar as portas", diz Juliano Fassina, dono de loja da marginal da avenida Maurílio Biagi, na zona Sul.

 Fonte:
A Cidade