IPCA-15 registra inflação de 0,37% em março, mostra IBGE

09/01/2009

SÃO PAULO – O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA -15) subiu 0,37% em março. Em fevereiro, o indicador havia apurado inflação de 0,52%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os preços para cálculo foram coletados no período de 11 de fevereiro a 14 de março e comparados com os vigentes de 14 de janeiro a 10 de fevereiro. Nos últimos 12 meses, a variação acumulada foi de 5,49%.

O abrandamento da alta das mensalidades escolares teve impacto no resultado deste mês – depois de subirem 5,38% em fevereiro, as mensalidades escolares avançaram 0,80% em março. Também influenciou no IPCA-15 a queda no preço de alguns itens de consumo, como os artigos de vestuário e os aparelhos de TV, som e informática.

O IPCA-15 refere-se a famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

O indicador é uma prévia para o resultado do IPCA, índice escolhido pelo governo para balizar o regime de metas de inflação. O cálculo dos dois indicadores é baseado na mesma metodologia.

Fonte:
(Valor Online)