Inflação dos alimentos freia ritmo do varejo

09/01/2009

A inflação dos alimentos afetou as vendas do comércio varejista em abril e impediu um crescimento maior do setor no mês, segundo mostram dados divulgados ontem pelo IBGE. Houve expansão de apenas 0,2% no faturamento ante mês anterior e de 8,7% na comparação com abril do ano passado. Ambos os resultados foram inferiores aos apurados em março.

O grupo de hiper e supermercados, que responde por 30% das vendas do comércio e é o segmento mais sensível à alta dos alimentos, mostrou a perda de ritmo mais brusca da pesquisa: queda de 0,1% em abril ante março e aumento inexpressivo, de 0,6%, na comparação com abril de 2007. Em março, as expansões nesse grupo haviam sido, respectivamente, de 2,4% e 8,5%.

“A inflação dos alimentos afetou os resultados do varejo em abril, já que hiper e supermercados têm um peso muito forte (na pesquisa)”, disse o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Reinaldo Pereira. Para o consultor do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Emerson Kapaz, os dados do comércio mostram que os consumidores estão reagindo com um “ajuste suave” aos reajustes nos alimentos, o que deverá “evitar aumentos de preços exagerados” nesses produtos.

Para o economista-chefe da Gouvêa de Souza, César Fukushima, esse comportamento de perda de ritmo apurado em abril ainda deve prosseguir, já que os reajustes dos alimentos não estão localizados no Brasil, mas consistem em fenômeno de proporções globais.

Fonte:
Monitor Mercantil Digital