Indústria desacelera em 7 de 14 Estados, diz IBGE
09/01/2009
Terça, 13 de Setembro de 2005
Fonte: Reuters
A produção industrial brasileira cresceu em sete e desacelerou em outras sete das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho sobre igual mês de 2004, revelaram dados divulgados nesta terça-feira.
Em junho, nove regiões haviam apresentado taxas positivas na comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Além da influência de um menor número de dias úteis em julho deste ano, a desaceleração resulta do fato de que, no início do segundo semestre de 2004, a produção industrial acentuava a sua trajetória ascendente”, disse o IBGE em comunicado.
A maior taxa de crescimento foi apurada no Amazonas, de 11,7%. Seguiram-se Bahia (8,3%), Goiás (6,7%) e Minas Gerais (6,0%).
A atividade no Amazonas foi impulsionada por material eletrônico e equipamentos de comunicações, devido ao aumento da atividade de celulares e televisores, e por refino de petróleo e produção de álcool.
Em São Paulo, o crescimento foi de 1% em julho, ante julho de 2004, estimulado pela atividade edição e impressão, indústria farmacêutica e refino de petróleo e produção de álcool.
Tiveram queda na produção Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na semana passada, o IBGE informou que a produção industrial brasileira caiu 2,5% em julho frente a junho e cresceu 0,5% em relação a julho do ano passado.
Fonte:Invertia
Reuters