Inadimplência deve aumentar nos próximos meses

15/06/2010

A inadimplência do consumidor deve aumentar nos próximos meses, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Serasa Experian. O indicador que mede a perspectiva para os próximos seis meses subiu 1% em abril, para o patamar de 100,5. Foi a sétima elevação seguida.

“Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, os movimentos cíclicos da inadimplência, tal comportamento aponta que a atual trajetória de declínio dos índices de inadimplemento dos consumidores deverá ser revertida a partir dos próximos meses, especialmente durante o segundo semestre de 2010”, aponta a entidade.

De acordo com os economistas da Serasa, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores nos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário contribuirão para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.

Já entre as empresas, o índice caiu 1,4% em abril, o 12º recuo mensal consecutivo. Apesar disso, o índice se mantém acima do nível 100, o que significa que a redução dos níveis da inadimplência empresarial deverá continuar em queda ao longo dos próximos meses, porém de forma bastante gradual.

 

Fonte:
Diário do Grande ABC