Inadimplência das empresas cresce 4,5% em julho, aponta Serasa

30/08/2011

A inadimplência das empresas cresceu 4,5% de junho para julho, segundo indica levantamento da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira (30). A elevação foi a menor registrada para um mês de julho desde 2007.

Na comparação com julho de 2010, a alta na inadimplência foi de 16,1%. Entre janeiro e julho de 2011, a inadimplência das empresas acumula elevação de 13,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Serasa Experian, é possível perceber reflexos da alta dos juros no desempenho das empresas. "No caso das empresas, os aspectos mais danosos são o encarecimento do capital de giro e a desaceleração gradual da atividade econômica", informa comunicado da Serasa.

De acordo com a Serasa Experian, é possível perceber reflexos da alta dos juros no desempenho das empresas econômica", informa comunicado da Serasa.
crescimento, com exceção das dívidas bancárias, reafirma que as empresas possuem dificuldades pontuais, sobretudo com o custo financeiro. De qualquer forma, a evolução da inadimplência dos negócios em julho é a menor em quatro anos, o que mostra que está sob controle', destaca a instituição em relatório.

De acordo com a Serasa, de janeiro a julho o valor médio das dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), foi de R$ 736,26, o que representou uma elevação de 0,3%, na comparação com igual período do ano anterior.

Quanto às dívidas com bancos, o valor médio verificado de janeiro a julho foi de R$ 5.059,40, com alta de 6,9% ante o mesmo acumulado de 2010.

 

Fonte:
G1