Illycaffè deverá faturar mais de 200 milhões de euros

09/01/2009

Foi uma surpresa para Ernesto Illy. Presidente do conselho da torrefadora italiana illycaffè, o executivo disse ao Valor que se surpreendeu com o fato de que três das 50 amostras de café pré-selecionadas para o concurso do melhor grão, promovido pela empresa no Brasil, receberam nota máxima.

Illy promove há 14 anos no país o concurso, que seleciona os melhores grãos para compor o blend de um dos mais famosos cafés expressos do mundo. “São as melhores amostras dos últimos anos”, afirmou o executivo. O resultado do concurso sairá em 11 de março, com prêmios de US$ 100 mil no total, dos quais US$ 30 mil para o ganhador.

Pequena em escala, mas com reconhecimento internacional em qualidade do café, o faturamento da italiana illycaffè deverá superar 200 milhões de euros em 2004, podendo atingir 210 milhões, segundo Illy. Se confirmadas as expectativas, será um aumento de 6,6% sobre a receita de 2003.

A italiana illycaffè investiu este ano 12 milhões de euros para duplicar a capacidade de produção de sua fábrica em Trieste. A torrefadora terá capacidade para produzir 25 mil toneladas de café por ano.

Os investimentos da companhia refletem o crescimento de suas vendas. Segundo Ernesto Illy, o grupo deverá encerrar este ano com 6 milhões de xícaras comercializadas, um crescimento de 20% em relação a 2002. A produção da torrefadora deverá encerrar este ano em 12,5 mil toneladas de café, dos quais 6 mil toneladas são exportadas.

Illy calcula que o mercado internacional de café tem muito espaço para expandir. “Dos 6 bilhões de habitantes do planeta, 1,9 bilhão tomam café”, disse. Na China, um dos principais desafios das torrefadoras mundiais, a illycaffè tem de 600 a 800 pontos de venda. “Os idosos na China tomam chá, mas os jovens estão aprendendo a tomar café”, disse.

O veterano Illy não se diz ameaçado com o crescimento da concorrência no Brasil, por conta dos planos de expansão da Lavazza no país. Segundo ele, a concorrência é positiva, desde que não haja uma disputa de preços no mercado, mas uma batalha pela melhor qualidade do café.

Valor Online