IBGE: produção industrial cai 1,4% em setembro

09/01/2009

A produção industrial caiu 1,4% em setembro ante agosto na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. O resultado veio abaixo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, que iam de -1,2% a -0,2%. Em relação a setembro de 2005, a produção cresceu 1,3% e acumula alta de 2,7% neste ano e de 2,3% no período de 12 meses (outubro de 2005 a setembro de 2006).

No terceiro trimestre deste ano (julho a setembro), a produção industrial registrou crescimento de 0,4% se comparada ao segundo trimestre deste ano. Houve expansão de 2,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

Já o índice de média móvel trimestral não teve variação no trimestre encerrado em setembro, o que levou os técnicos do IBGE a concluírem que “em setembro houve estabilidade no ritmo da atividade da indústria”.

Bens de capital

A produção de bens de capital reverteu, em setembro, a seqüência de dois resultados positivos e recuou 2,1% ante agosto. Houve queda na produção desta categoria também na comparação com setembro de 2005 (-0,4%).

Entre as outras categorias pesquisadas, na comparação com agosto, caiu a produção de bens de consumo duráveis (-4,4%), de bens intermediários (-2,1%) e de bens de consumo não duráveis (-0,2%). Na comparação com setembro de 2005, além de bens de capital, os demais resultados foram positivos: bens intermediários (0,8%), bens de consumo duráveis (5,4%) e bens de consumo não duráveis (1,8%).

Revisão

Mesmo com a introdução de novos dados na série com ajuste sazonal, o IBGE não revisou o dado da produção industrial de agosto ante julho, que se manteve em 0,7%. Normalmente, a série é automaticamente revisada quando entram novos dados da produção.

O dado mais recente revisado pelo instituto foi o da produção industrial de junho ante maio, que passou de -1,1%, divulgado anteriormente, para -1,3%, segundo os dados apresentados hoje.

Fonte:
A Tarde Online