IBGE: milho e soja puxarão produção agrícola em 2007
09/01/2009
Rio, 8 – As duas principais culturas da safra agrícola do País, o milho e a soja, vão elevar a produção na safra 2007 ante a anterior, segundo projeta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do instituto relativo a fevereiro mostra que, para o milho, as produções esperadas são de 36 milhões de toneladas para a primeira safra e 13,2 milhões de toneladas para a segunda safra.
No caso da soja a produção esperada para este ano é de 56,6 milhões de toneladas, em comparação com 52,2 milhões de toneladas em relação ano anterior. Segundo o documento de divulgação do instituto, no Paraná, “o ajuntamento dos preços, às condições climáticas favoráveis e a tecnologia” levaram a soja, em fevereiro, a expandir a produção em 0,5%, o que provocou um aumentou significativo na sua produção (2,2%) e em sua produtividade (4,0%), proporcionando 12,1 milhões de toneladas com rendimento de 3.76kg/ha.
A área plantada da safra 2007 deverá atingir 45,4 milhões de hectares, com retração de 0,1% em relação a 2006, segundo divulgou hoje o IBGE. Entre os produtos investigados, a soja e o milho de primeira safra são os que apresentam maiores áreas plantadas, com, respectivamente, 20,7 milhões e 9,4 milhões de hectares cultivados em 2007.
Os técnicos do instituto destacam no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola relativo a fevereiro e divulgado hoje que “a colheita das culturas temporárias, com ênfase para a soja e o milho, já se iniciou nos pólos onde a semeadura foi implantada mais cedo, e que as condições de tempo se acham favoráveis.
No entanto, na Região Centro-Oeste, notadamente em Goiás e Mato Grosso, o excesso de chuvas vem prejudicando a colheita da soja em algumas localidades. “No próximo levantamento de março, já poderemos informar a extensão da ocorrência desse tipo de dano”, informa o IBGE.
Fonte:
Estadão.com.br