O ministério das Minas e Energias informou nesta quinta-feira (28) que o horário de verão 2008/2009 se iniciará à zero hora de 19 de outubro.
A partir desse dia até a zero hora de 15 de fevereiro de 2009, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a previsão é que haja nesta edição uma redução entre 4% e 5% na demanda no horário de pico, o que representa cerca de 2 mil MW.
Eleições
Nas eleições de 2006, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio de Mello, pediu em agosto à Casa Civil que o início do horário de verão daquele ano não coincidisse com o dia das eleições.
O ministro de Minas e Energia da época, Silas Rondeau, esclareceu no início de outubro de 2006 que o início do horário de verão daquele ano estava previsto para o dia 5 de novembro. Portanto, depois do 2° turno das eleições presidenciais, marcada para o dia 29 de outubro.
O ministério de Minas e Energia informou que o TSE não fez pedido algum este ano, e por isso o horário de verão terá início entre o 1°e o 2° turno das eleições de 2008.