Horário de verão chega ao fim no próximo domingo

09/01/2009

Os brasileiros terão mais uma semana para curtir dias mais longos. A partir da madrugada do próximo domingo, o horário de verão após quatro meses em vigor. Os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

No ano passado, o horário de verão começou em 5 de novembro. A data de início foi prorrogada em um mês a pedido da Justiça Eleitoral. O motivo seria evitar a reprogramação das urnas eletrônicas entre os dois turnos das eleições.

Em vigor há mais de 80 no Brasil, o horário de verão só foi oficializado 1985. Até então, as mudanças nos relógios eram feitas de formas esporádicas pelos governos. A medida foi tomada de forma emergencial para reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar o nível de água nos reservatórios. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é possível reduzir o consumo de energia entre 4% e 5% no horário de pico, das 18h às 21h durante o horário de verão.

Fonte:
Correio web