Gradiente concluiu aquisição da Philco por R$ 60 milhões

09/01/2009

SÃO PAULO – A Gradiente administra oficialmente as operações da Philco no Brasil desde a segunda-feira, 3 de outubro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela direção da Gradiente na capital paulista. A compra da Philco teve valor total de cerca de R$ 60 milhões, R$ 10 milhões a menos que o inicialmente previsto pela Gradiente. De acordo com o vice-presidente da Gradiente, Dante Iacovone, a diferença ocorreu porque as partes avaliavam, no início do processo de análise de números, que a Philco tivesse estoque maior.

Iacovone explicou aos jornalistas que valor entre R$ 17 milhões e R$ 18 milhões já foi pago à Itautec, antiga proprietária da marca no Brasil. O restante, segundo o executivo, deve ser liquidado até fevereiro, quando termina o cronograma de pagamentos acertado entre as duas companhias. O vice-presidente da Gradiente disse, ainda, que o valor efetivamente pago pela Philco é de cerca de R$ 25 milhões – valor referente às instalações, parque fabril, corpo técnico, etc. O restante, explicou, se refere aos estoques da fabricante de eletroeletrônicos.

Com a incorporação da Philco, a Gradiente pretende “criar sinergias”, principalmente nas linhas de televisores e aparelhos de DVDs. O processo vai ter início, na prática, no final do ano, pouco antes do Natal, quando serão alterados os lay-outs das duas unidades da empresa em Manaus, uma que atualmente opera para a Gradiente e outra, da Philco. Segundo Iacovone, as linhas de montagem serão integradas. Assim, aparelhos de TV da Gradiente ou Philco serão fabricados no mesmo local.

Com a integração, disse Iacovone, é provável que componentes internos, como as placas e sistemas, sejam únicos para determinados aparelhos da Gradiente ou Philco. Segundo ele, estudos irão determinar quais linhas podem compartilhar componentes. O levantamento, de acordo com o gerente-geral da Philco, Fernando Fischer, deve estar concluído em abril de 2006.

Apesar da integração das linhas, as duas marcas irão continuar existindo, com características e design diferentes. Iacovone não sabe dizer, no entanto, quais serão os nichos de cada uma das marcas. Segundo ele, serão feitos estudos mercadológicos para determinar o perfil e estratégia de comunicação de cada uma. A administração da linha Gradiente e da linha Philco, no entanto, vai ser separada, com equipes distintas de marketing, vendas e canais de distribuição.

Fernando Nakagawa
Valor Online
5/10/2005