Governo prorroga IPI reduzido na linha branca

29/10/2009

O governo federal prorrogou a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os produtos da linha branca, que inclui fogões, geladeiras e máquinas de lavar, por três meses. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o benefício, que acabaria neste sábado (31), será escalonado de acordo com a classe de consumo, mas só valerá para os eletrodomésticos que tenham selo A e B de consumo de energia do Inmetro.

"O grande objetivo do governo e possibilitar ao consumidor brasileiro de renda baixa tenha acesso a esses produtos. Melhora o trabalho da dona de casa e ao mesmo tempo gera maior crescimento econômico, mais emprego e mais investimento", afirmou o ministro Guido Mantega.

A desoneração para os itens da linha branca foi planejada para vigorar inicialmente apenas de abril a junho. A redução da alíquota de IPI para esses produtos foi uma das medidas tomadas pelo governo para minimizar os efeitos da crise internacional no Brasil.

Além de eletrodomésticos, o governo diminuiu o imposto para material de construção e veículos. O setor automotivo foi um dos principais beneficiados pela desoneração, batendo o recorde mensal de vendas em junho e em setembro. Com redução desde dezembro, o tributo que incide sobre carros passou a subir gradualmente a partir deste mês e volta à alíquota original em janeiro do próximo ano.

.
Fonte:
Gazetaweb.com