Gol entra na briga pelo controle da Varig

09/01/2009

Após a Varig iniciar negociações com a chilena LAN, interessada em assumir o controle da aérea, a Gol entrou na briga para adquirir a concorrente, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. Segundo Marco Antonio Audi, presidente do conselho de administração da VarigLog, empresa que comprou a Varig, “não existe nada de firme”, mas confirmou o interesse da Gol, segunda maior aérea do mercado brasileiro.
De acordo com a Folha, o empresário Constantino de Oliveira, presidente da Gol, confidenciou a amigos que está negociando a compra da Varig. As assessorias das dias empresas, porém, não confirmam a informação.

Para o consultor em aviação Paulo Bittencourt Sampaio, TAM e Gol, concorrentes diretas da Varig, estão preocupadas e mobilizadas com a possível entrada da LAN no Brasil. Para Sampaio, a entrada da Gol no controle acionário da Varig seria bem-vinda pelo governo federal, já que a legislação brasileira limita em 20% a participação de empresas estrangeiras em companhias de aviação.

A LAN Chile, por sua vez, confirmou na semana passada a oferta de US$ 17,1 milhões em créditos à Nova Varig, que poderiam ser convertidos em ações. Após grave crise financeira, a “velha” Varig foi vendida em julho do ano passado à ex-subsidiária VarigLog, que tem entre seus acionistas o fundo americano de investimentos Matlin Patterson.

Fonte:
Invertia