Gol consegue autorização para começar a voar ao Chile

09/01/2009

De olho nos mercados que podem ser deixados pela Varig, a companhia aérea Gol anunciou nesta quarta-feira que conseguiu autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar 21 vôos semanais para Santiago (Chile).

A decisão representa mais um capítulo da lenta expansão da Gol e também da TAM no mercado de vôos internacionais, ainda dominado pela Varig.

Apesar de já terem abocanhado boa parte dos vôos domésticos que já foram da Varig, a empresa permanece com quase 70% do mercado internacional, segundo dados da Anac.

Na semana passada, a TAM anunciou que conseguiu autorização da agência para voar a Londres (Reino Unido) e aumentar as freqüências parar Buenos Aires. Além disso, a empresa decidiu oferecer novos vôos para Nova York e Miami.

A assessoria de imprensa da Gol informou que já toma “todas as providências necessárias” para iniciar os vôos para Santiago, mas que ainda não é possível prever quando a rota começará a ser operada.

Nos vôos, a Gol vai utilizar o avião Boeing 737-800, que tem capacidade para 177 assentos. “Com uma economia forte e registrando alta taxa de crescimento, o Chile é um destino estratégico para a integração econômica da América do Sul”, afirma Tarcísio Gargioni, vice-presidente de Marketing e Serviços da Gol.

O Chile tem cerca de 14 milhões de habitantes. Em 2005, o PIB do país cresceu 6,3%, recorde desde 1997 e um dos maiores índices de crescimento registrados na América Latina no ano passado. Ontem o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, informou que, além de Santiago, a empresa também planeja começar a voar para Lima (Peru) neste ano. Hoje, a companhia aérea já tem vôos para Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

No Brasil, a Gol inicia as operações para Santarém (PA) nesta sexta-feira. Os próximos destinos domésticos a serem inaugurados, segundo ele, são para Imperatriz (MA), Chapecó (SC) e Ilhéus (BA).

O crescimento da frota da companhia e o aumento de ofertas de vôos têm impulsionado os resultados da companhia, que fechou o primeiro trimestre do ano com lucro de R$ 160,678 milhões, um crescimento de 42,9% sobre igual intervalo de 2005 – segundo dados de acordo com o padrão contábil brasileiro e ainda não auditados.

Apenas no primeiro trimestre, a Gol adicionou 55 novas freqüências diárias e inaugurou quatro novos destinos internacionais: Córdoba (Argentina), Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai).

Fonte:
Correio.web
Folha News