Fórum Brasil-Itália, na Fiesp, deve mudar foco de negócios dos dois países

09/01/2009

Brasileiros e italianos estão confiantes de que o Fórum Empresarial Brasil-Itália, marcado para os dias 29 e 30 de março, na Fiesp, irá modificar a rota de negócios dos dois países. O encontro, que reunirá 200 empresários italianos e centenas de brasileiros, deverá incrementar os negócios bilaterais, além de contar com a assinatura de acordos de investimentos e cooperação.

Segundo a Fiesp e a Confederação das Indústrias Italianas (Confindustria), o potencial de intercâmbio concentra-se nos setores de infra-estrutura, agroindústria, eletrônica, nano e biotecnologia, moda, design e turismo. Há também o interesse dos italianos em portos, auto-estradas e transporte de mercadorias e passageiros no Brasil.

Esforço bilateral
O Fórum de oportunidades é resultado do esforço dos presidentes da Fiesp e da Confindustria, Paulo Skaf e Luca di Montezemolo. No ano passado, Skaf acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em missão à Itália. Como resultado, agendaram a viagem dos italianos ao Brasil e comprometeram-se a levar uma comitiva de empresários brasileiros para Roma, em outubro próximo. Na época, as duas entidades industriais assinaram memorando visando fomentar a relação de comércio bilateral.

“O acordo firmado com a Fiesp é mais uma confirmação de que o Brasil representa um mercado prioritário para nós em 2006”, afirma Montezemolo, que virá a São Paulo liderando a comitiva de empresários. Segundo ele, a aproximação italiana tem o objetivo de aumentar a presença de grandes companhias por aqui e sustentar a internacionalização de pequenas e médias empresas da Itália (nos últimos anos, esse segmento investiu US$ 4 bilhões no Brasil).

Skaf lembra que a Fiesp recebe a missão de empresários da Itália numa época em que o mundo inteiro se volta para o potencial econômico brasileiro. No entanto, ressalta, a relação entre estes dois países é especial. “Temos muitos pontos em comum. A começar pela presença italiana em nossa terra: ordeira, trabalhadora e produtiva. Vemos com muito otimismo este encontro”, diz.

Serviço
Data: 29 e 30 de março
Local: Edifício sede da Fiesp
Horário: 8h30 às 19h

Programação

29 de Março
8h30 – Abertura do Fórum Empresarial Brasil Itália
13h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 19h – Rodada de negócios

30 de Março
8h30 às 13h30 – Workshops / Sessões Técnicas (vagas limitadas)

Fonte:
Fernanda Cunha, Agência Indusnet Fiesp