FMI diz que tem risco elevado de estagnação na Europa

25/07/2013

ROMA, ITA (ANSA)  – O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou hoje, dia 25, que existe um "elevado risco de estagnação econômica" no médio período para a zona do euro, "em particular na periferia". "Se os compromissos a nível internacional e na zona do euro não serão completados o não prosseguirão, poderiam se acender novamente as tensões nos mercados financeiros", escreveu a instituição em um relatório.

O FMI aprovou a maior flexibilidade nas contas públicas concedida a alguns países da na zona do euro e a decisão de prorrogar os prazos para a obtenção de objetivos orçamentários. "E em alguns casos, poderia ser necessária uma ulterior flexibilidade, em particular se essa margem de manobra for utilizada para implementar reformas estruturais mais profundas ou para recapitalizar os bancos", explicou o FMI.

Para o Fundo, "o imperativo para a zona do euro e reforçar o crescimento e criar empregos, dentro de uma ampla estratégia geral que aponte para a restauração dos balanços dos bancos.

Ações significativas foram tomadas para enfrentar os riscos e para atenuar o stress financeiro, mas a retomada econômica permanece longe e os mercado financeiros são ainda fragmentados, com o custo dos empréstimos para o setor privado na periferia". O FMI prevê para a zona do euro um segundo ano seguido de contração do Produto Interno Bruto (PIB) do -0,6% e uma "modesta expansão" de 0,9% em 2014, explicando que "a necessidade de consolidação orçamentária está pesando sobre o crescimento".

 

Fonte:

O reporter.com