FMI: crise financeira durará ‘bastante’ tempo e terá ‘graves conseqüências’
09/01/2009
PARIS, 17 Mar 2008 (AFP) – A crise financeira “vai durar bastante” tempo e terá “graves conseqüências”, afirmou nesta segunda-feira o diretor geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.
“Há crises conjunturais como as que estamos vivendo”, que vão “durar bastante, com graves conseqüências”, disse Strauss-Kahn em uma conferência organizada em Paris pelo FMI e pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre as reformas estruturais na Europa.
De acordo com o chefe do FMI, os países emergentes também serão afetados pela crise financeira, que no momento atinge principalmente os Estados Unidos e os países desenvolvidos.
“Não há desconexão” entre países desenvolvidos e emergentes, e sim um “tempo diferente” na crise, explicou.
“Infelizmente, os países emergentes serão afetados” e as previsões de crescimento do FMI para esses países já foram diminuídas “de 0,75 a um ponto” percentual, acrescentou.
O mexicano Angel Gurría, secretário-geral da OCDE, também afirmou que não há “desconexão”, embora tenha considerado que os países de América Latina parecem “melhor preparados” para enfrentar os problemas da economia mundial.
FONTE:
afp