FMI anuncia fim da crise mundial
02/10/2009
A recessão mais profunda desde a II Guerra Mundial terminou, informou ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI), que, inclusive, elevou as previsões de crescimento, apoiado pelo impulso da Ásia. Alertou, no entanto, que a saída da crise ainda será lenta.
– A recuperação começou. Os mercados financeiros estão se curando – disse o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, ao divulgar o relatório Perspectivas Econômicas Mundiais.
Segundo os novos cálculos, a economia mundial se contrairá em 2009 três décimos a menos que o previsto em julho, até 1,1%, um resultado que reflete um início de ano difícil. Para 2010, o FMI prevê crescimento de 3,1%, seis décimos a mais que o cálculo anterior.
Na América Latina, o Brasil lidera a recuperação. A afirmação é de Jörg Decressin, chefe da divisão de estudos da economia mundial do FMI:
– O Brasil está se saindo muito bem. A América Latina saiu desta crise muito melhor do que nas anteriores, por causa dos fundamentos macroeconômicos sólidos.
O Fundo assinala que o Brasil lidera o crescimento econômico no Cone Sul graças a “seu grande mercado doméstico e sua diversificação de produtos de exportação e mercados”.
Mas o FMI advertiu que no Brasil, onde os bancos públicos aumentaram suas operações de empréstimo a empresas privadas, se deveria vigiar a situação para evitar uma acumulação excessiva de riscos nas instituições.
Fonte:
Zero Hora