Finep com Sebrae, destina R$ 30 mi para MPEs
09/01/2009
SÃO PAULO – A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lançou uma chamada pública no valor total de R$ 30 milhões para apoiar projetos de inovação em micro e pequenos empreendimentos.
O programa de financiamento da Finep é dividido em três linhas de projetos. A primeira delas, com recursos disponíveis de R$ 15 milhões, se destina exclusivamente a negócios pertencentes a Arranjos Produtivos Locais (APLs), que são conjuntos de empresas localizadas em um território comum e que atuam no mesmo segmento de mercado.
De acordo com a Finep, a seleção dos contemplados desta parte da chamada pública caberá ao Grupo de Trabalho Permanente para Apoio a APLs, formado pela própria Finep, além do Sebrae e de mais de 30 outras instituições governamentais e não governamentais.
Recursos para setores estratégicos
A segunda linha de projeto da chamada pública conta com R$ 5 milhões em caixa e atenderá micro e pequenas empresas pertencentes a setores definidos pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), que são os ramos de fármacos e medicamentos, bens de capital, semicondutores, software, biotecnologia, nanotecnologia e biomassa.
Com outros R$ 10 milhões de recursos, a terceira parte da chamada pública tem como objetivo capacitar empreendimentos de pequeno porte que são fornecedores de grandes e médias empresas.
As propostas de projetos para serem financiados pela chamada pública podem ser enviadas até o dia 3 de agosto. Vale dizer que pelo menos 30% do total de recursos disponíveis serão aplicados em instituições das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
A atual parceria entre Finep e Sebrae faz parte de um esforço de integração de ações das duas instituições, que recentemente assinaram um convênio cuja principal meta é fortalecer micro e pequenas empresas através do incentivo à inovação, como forma de se obter melhor competitividade no mercado.
Info Money
Eduardo Barros
21/6/2005