Fim do IPI para carro zero provoca corrida às lojas
17/03/2010
A proximidade do fim da redução IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos zero-quilômetro está provocando uma corrida de consumidores às concessionárias, o levou ao fim dos estoques antes do previsto. Há exatos 15 dias para acabar o benefício fiscal, que vai até o dia 31, a espera por alguns modelos pode chegar a 60 dias. A estimativa é que, com a volta do imposto, os preços subam, em média, 3,5%.
Grande parte das concessionárias confirmam a falta de alguns modelos. A gerente de vendas da Avel de São Bernardo, Ednéia Vedovato, afirma que a loja já não conseguirá mais trazer modelos do Voyage, Pólo, Fox 1.6 e Savero há tempo de garantir a desoneração. A espera na concessionária pode chegar a 60 dias.
"Gol ainda temos, mas poucos. Fizemos feirão neste mês e teríamos outro neste fim de semana, mas não vamos participar porque não vale a pena. Os próximos veículos já estarão com o IPI normal e não teríamos preços competitivos."
Jorge Luiz Schaefer, gerente da Paulitialia de Santo André, concessionária especializada em veículos da Fiat, também relata o problema. Em sua loja, o Fiat Strada de Cabine Dupla já demora cerca de 40 dias para ser entregue. "Palio Weekend e Idea também temos pouco. Quem deixar para comprar no fim do mês, vai ficar sem."
A Fiat afirma que já ampliou a produção para evitar problemas nos últimos dias da desoneração. A montadora registrou alta de 7,2% nas vendas nos dois primeiros meses do ano, apenas o Strada – produto com falta registrada em todo o Estado – teve 14 mil veículos fabricados nos dois últimos meses. Ainda segundo a montadora, as entregas dos modelos mais demandados das principais linhas Palio, Uno, Siena, Punto e Idea são plenamente atendidas atualmente.
Com 20% de aumento apenas neste mês, a Viamar de São Bernardo, especializada em Chevrolet, tem fila de espera para o modelo Agile. A expectativa da revendedora é de entregar o carro entre 20 até 30 dias após a compra. "Os anúncios do fim do benefício fiscal aqueceram o comércio, Corsa Classic, Corsa e Astra também estão com muita saída", pontua o gerente da loja Marcelo Aparecido de Souza.
Ele atesta, no entanto, que quem escolheu o Agile receberá o produto com o preço atual. "Vai demorar 40 dias para chegar, mas virão sem o IPI", garante. Segundo a GM, a saída do Agile, novo modelo da marca, superou as expectativas. Enquanto a montadora esperava vender, em média, 3.500 veículos por mês, a saída tem sido de 5.000. Para evitar prejuízos, a GM acelerou a produção.
Com estoque de cerca de 1.000 automóveis populares, a Sandrecar, que atende a marca Ford, é a única que não possui problemas. "As vendas subiram cerca de 35%, mas temos toda linha disponível para pronta entrega", declara o gerente de vendas Klaus Cristhian Volker. Na loja, os modelos mais procurados são Ecosport, Fiesta e o Focus "Ainda teremos carros para segurar os preços por um tempo", garante o gerente.
Montadoras esperam bater recorde de vendas neste mês
Com o aumento da demanda, montadoras esperam que a saída de veículos até o fim do mês chegue ao recorde nacional. A expectativa é alcançar 300 mil veículos vendidos até dia 31, último com benefício fiscal. A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) informou ontem que emplacamentos de automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro na primeira quinzena de março atingiram a 131.669 unidades, alta de 9,08% sobre o mesmo período de fevereiro e de 11,20% sobre os primeiros 15 dias de igual intervalo do ano passado.
Nas concessionárias, o mês já começou com força total. "Tivemos 30% de aumento nas vendas apenas nessas duas semanas, mas sabemos que a maior movimentação acontecerá no fim do mês. Além disso, devemos ter algum tipo de promoção ou feirão nessa época", comenta o gerente da Paulitália de Santo André, Jorge Luiz Schaefer.
Fonte:
Diário do Grande Abc