Fiesp lidera missão empresarial à Itália

05/11/2008

Entidade pretende levar cerca de 80 empresários ao país europeu entre os dias 10 e 12 de novembro. As inscrições já estão abertas.

Desde 2006 Brasil e Itália estão em uma nova etapa de sua relação bilateral. Há dois anos, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Confederação das Indústrias Italianas (Cofindustria) juntaram forças e colocaram frente a frente centenas de empresas brasileiras e italianas.

De lá pra cá, as negociações não pararam. Foram realizados outros grandes encontros, entre rodadas de negócios, missões empresariais e fóruns, que contaram com a participação de 1,2 mil empresas brasileiras e italianas.

Por meio desses e de outros eventos setoriais, foi possível identificar e promover segmentos com grande potencial de intercâmbio, como infra-estrutura, agroindústria, bioenergia e design.

Para fomentar ainda mais essa relação, a Fiesp, a pedido do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderará a missão empresarial que irá acompanhar o presidente em sua viajem à Itália, entre os dias 10 e 12 de novembro. A intenção da Fiesp é levar cerca de 80 empresários, em maior parte pequenos e médios.

Desta vez, o destaque vai para os setores de agronegócio, construção civil, energia, franchising e têxtil. Em meio a reuniões e encontros entre as empresas dos dois países, a Fiesp promoverá seminários temáticos, com ênfase nas oportunidades conjuntas para os dois países, além de visitas técnicas.

Para os representantes das pequenas e médias empresas, esta missão pode ser um trampolim ao mercado europeu. Tudo porque o governo italiano as considera fundamentais para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Não por acaso, naquele país, essas companhias empregam mais de 80% da mão-de-obra. No Brasil contratam quase 70% dos trabalhadores, mas enfrentam condições áridas, pois 70% fecham antes de completar cinco anos.

Vantagens comerciais

Durante a missão, os empresários terão a oportunidade de criar bases sólidas para negócios que, nos próximos anos, poderão proporcionar um salto nas trocas comerciais entre os dois países.

De acordo com dados do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, o comércio entre Brasil e Itália movimentou US$ 7,8 bilhões em 2007. No primeiro semestre de 2008, atingiu US$ 4,7 bilhões, valor 27,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

As importações da Itália cresceram 27%, passando de US$ 2,6 bilhões, em 2006, para US$ 3,3 bilhões, em 2007. Já as vendas do Brasil para aquele país, no ano passado, chegaram a US$ 4,5 bilhões, representando 2,8% do total das exportações brasileiras.

A Itália é o 13º investidor estrangeiro no Brasil. São duas economias complementares, cuja estreita cooperação é reforçada por ações positivas dos dois governos e facilitada pela forte presença da comunidade e da cultura italiana no Brasil.

São quase 300 empresas italianas com presença direta no País. Quantidade que foi triplicada em menos de dez anos, quando somavam pouco mais de 100.

Para ver a programação da missão e fazer sua inscrição, clique aqui.