Festa da República italiana é celebrada com eventos no Brasil

21/06/2019

ANSA | 02/06/19 – 10h03

Em comemoração ao Dia da República, celebrado neste domingo (2) na Itália, uma série de eventos culturais, enogastronômicos e esportivos está sendo realizada no Brasil neste final de semana.

Na noite deste sábado (1), os principais monumentos da cidade de São Paulo, como o Edifício Itália, a Ponte Estaiada, o prédio da Fiesp e o Monumento às Bandeiras foram iluminados com as cores da bandeira do país europeu.   

A iniciativa é promovida pelo Consulado-Geral da Itália em São Paulo e pela Associação Italia Per San Paolo, responsável pela revitalização de praças na cidade, em parceria com a prefeitura da cidade. Como parte das comemorações pelo Dia da República, também foi inaugurada a 101ª edição da tradicional Festa de São Vito, na região do Brás. O evento, organizado pela Associação Beneficiente São Vito Mártir, contou com a presença do cônsul-geral italiano em São Paulo, Filippo La Rosa.   

Promovida pela colônia italiana, a festa acontece nos fins de semana e vai até o dia 15 de julho. Hoje, o diplomata será responsável por liderar a homenagem no Pavilhão da Oca do parque Ibirapuera, em São Paulo. Já no Rio de Janeiro e em Brasília, a festa ocorrerá no dia 4 de junho.

Além disso, a Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) e o Comitê Olímpico Italiano (Coni) no Brasil organizam neste domingo uma corrida beneficente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, a corrida e caminhada acontecem no Campo de Marte, em Santana, enquanto que no Rio a primeira edição do “ItalianoRio” é realizada na Praça Mauá, na região central da cidade. No final das provas, os participantes podem participar da Festa Popular Italiana, que contará com músicas e comidas típicas do país da bota, além de outras atividades. A programação no território carioca ainda inclui, no próximo dia 4 de junho, um festival enogastronômico na sede do Consulado e a inauguração da exposição “A Itália das Regiões: Saberes e Sabores de Vêneto, Emília-Romagna, Campânia e Sicília”, idealizada pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro e pelo Coletivo Cria. O evento terá inclusive um desfile de moda da grife Alessa, da estilista ítalo-brasileira Alessandra Migani, que apresentará uma coleção criada em homenagem a essas quatro regiões italianas. A exposição será aberta ao público geral em 5 de junho e ficará em cartaz até 18 do mesmo mês.   

Entre as celebrações ainda estão previstas leituras de obras contemporâneas nos dias 6,7, 10 e 11 de junho, sempre às 18h30, no Terraço Belvedere, com os atores João Vitti, Emilio Orciollo Netto e Nicola Siri. A iniciativa é organizada pelo Instituto Italiano de Cultura. Por fim, haverá um cardápio típico desenvolvido pela italiana Laura Sperotto e preparado pelo restaurante pop-up Coltivi, com pratos e drinks a preços reduzidos. (ANSA)

Leia mais: https://istoe.com.br/festa-da-republica-italiana-e-celebrada-com-eventos-no-brasil/