Fenabrave prevê que 2007 será o melhor da história para indústria automobilística
09/01/2009
SÃO PAULO – O ano de 2007 será o melhor da história da indústria automobilística nacional, com vendas que devem chegar a 2 milhões de unidades, entre automóveis e comerciais leves. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira pelo presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze, durante coletiva à imprensa.
Segundo ele, as vendas do ano que vem devem superar em 8% o projetado para 2006, que é de, aproximadamente, 1,8 milhão de veículos, volume 11% superior ao de 2005. Atualmente, o ano de 1997 permanece como o mais aquecido para a indústria, com vendas que beiraram 1,9 milhão de unidades.
Entre janeiro e setembro deste ano, foram vendidos 1,29 milhão de automóveis e comerciais leves, o que representa uma elevação de 11,16% em relação a 2005.
Reze aponta a estabilidade econômica, a queda na taxa de juros e os maiores prazos de financiamento como os grandes fatores que estão impulsionando a venda de automóveis no Brasil.
A expectativa de 2 milhões de unidades vendidas em 2007 está baseada em um crescimento de 4% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano. Segundo Reze, a depender do próximo governo, e de sua sinalização sobre a política econômica, a previsão poderá ser revista para cima, já que ele classificou sua estimativa como ” conservadora ” .
Fonte:
Murillo Camarotto
Valor Online