Faturamento das micro e pequenas empresas cresce 9% em janeiro

13/03/2012

As micro e pequenas empresas paulistas tiveram crescimento de 8,8% no faturamento em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2011, de acordo com dados divulgados ontem pelo Sebrae-SP.

De acordo com a pesquisa, os setores de serviços e comércio alavancaram o resultado, com incremento de 11,5% e 11,2% na receita, respectivamente. Já a indústria teve um desempenho negativo, com 3,2% de queda no faturamento real. No mesmo período, o estudo apontou resultados positivos para o faturamento em todas as regiões: Grande ABC (13,5%); região metropolitana de São Paulo (9,8%); interior (7,7%); e município de São Paulo (6,2%).

No comparativo entre janeiro e dezembro, houve queda de 12,6% no faturamento real das MPEs (micro e pequenas empresas) paulistas. De acordo com Pedro Gonçalves, consultor do Sebrae-SP, era esperada uma queda de receita neste período, uma vez que as vendas de Natal costumam beneficiar as MPEs em dezembro, especialmente no caso do comércio. "Além disso, o mês de janeiro concentra férias coletivas, particularmente na indústria, o que tende a reduzir as vendas no período."
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, "o crescimento do consumo no mercado interno é o principal responsável pelos resultados positivos das micro e pequenas empresas nos últimos meses".

 

Fonte:
(Folhapress)