Expo 2015 vai ser em Milão

09/01/2009

Milão vai estar ainda mais na moda. A capital financeira italiana foi seleccionada para acolher a exposição universal de 2015. A decisão anunciada ontem em Paris deixa pelo caminho a candidatura da cidade turca de Izmir, por uma diferença de apenas 21 votos. Para a presidente da câmara de Milão, Letizia Moretti, trata-se de, “uma vitória italiana que vai ser partilhada com o mundo inteiro, durante a exposição”.

Se Izmir apostava no tema da saúde, Milão quer tornar-se numa referência mundial em matéria de desenvolvimento sustentável, tendo recebido mesmo o apoio do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.

O primeiro-ministro cessante, Romano Prodi, sublinhou, no entanto, que, “a candidatura turca estava muito bem preparada e que foi uma vitória cerrada”.

Em Milão o anúncio foi celebrado pelos habitantes, em jeito de vitória futebolística, quebrando a tensão da campanha eleitoral e do embargo recente a um dos símbolos nacionais do país – o queijo mozarella.

A cidade tem agora 7 anos para investir mais de quatro mil milhões de euros em infraestruturas, para poder acolher mais de 30 milhões de visitantes.

Milão deverá retirar alguns ensinamentos das “expos”anteriores, como a de Hanover em 2000. Para evitar o espector da bancarrota, a cidade em vez de um monumento marcante, vai criar um centro de desenvolvimento sustentável. Uma prova de que o ambiente vai ser a grande tendência de 2015 em Milão.