Explosões em Londres deixam mortos e geram caos
09/01/2009
Uma série de atentados terroristas matou pelo menos dez pessoas e deixou centenas de feridos no centro de Londres. As explosões aconteceram por volta da 8h49 (horário local), 4h49 de Brasília. A Scotland Yard, polícia londrina, confirma quatro explosões em locais diferentes. Os atentados ocorreram em estações de metrô e dentro de ônibus urbanos. Informações extra-oficiais dizem que o número real de mortos já ultrapassaria 50.
A rede terrorista Al Qaeda reivindicou em um site de radicais islâmicos a autoria dos atentados contra o sistema de transporte público de Londres, afirmou a publicação alemã Der Spiegel.
De acordo com o semanário, a chamada “Organização secreta-Al Qaeda na Europa” reconheceu ser a autora dos ataques.
“Alegre-se, comunidade dos muçulmanos”, começa a carta que a Der Spiegel disse, em seu site, ter em mãos.
O sistema de transporte está suspenso, de acordo com informações do chefe da Polícia Metropolitana da capital britânica, Ian Blair.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, disse que está “claro” que as explosões que atingiram o sistema de transporte público de Londres nesta quinta-feira foram “um ataque terrorista”. Ele está na Escócia, onde participa de reunião do G-8, mas prometeu viajar imediatamente a Londres.
O Papa Bento XVI expressou nesta quinta-feira sua dor ao ser informado dos atentados contra o transporte público de Londres. Ele condenou os ataques e os considerou “atos desumanos e anticristãos”.
A Polícia Metropolitana de Londres estabelecerá um centro especial de atendimento para informar familiares de possíveis vítimas das explosões ocorridas na manhã de hoje.
A primeira explosão aconteceu na estação de Liverpool Street, no centro financeiro da capital britânica, e a segunda na estação de Edgware, o que causou um autêntico caos na cidade. Outras explosões foram ouvidas em King’s Cross e Aldgate East.
O metrô londrino atende cerca de 3 milhões de pessoas diariamente, e o número de vítimas tende a ser grande, pois as explosões se deram justamente quando os usuários deixavam suas casas em direção ao trabalho e à escola.
As ocorrências se deram no mesmo dia em que a cúpula do G8 realiza encontro anual na Escócia, do qual participam chefes de Estado de diversas partes do mundo. Na quarta-feira, a capital do Reino Unido foi escolhida para sediar a Olimpíada de 2012.
Redação Terra
7/7/2005