Euro enfraquecido deixa Europa mais competitiva, diz BCE
06/08/2012
Países em dificuldade do sul europeu estão ficando mais competitivos em seus principais mercados de exportação, ajudados pelo enfraquecimento do euro, de acordo com um estudo mensal do Banco Central Europeu (BCE) sobre movimentações dos preços ao consumidor na zona do euro e economias com as quais negocia.
A Irlanda ganhou 7,2% em competitividade face a face com seus parceiros comerciais tanto dentro como fora da zona do euro nos 12 meses até julho, enquanto a Grécia ganhou 4,4% e a Espanha, 4%.
Portugal e Itália também tiveram ganhos, mas menores do que seus vizinhos.
A moeda comum enfraqueceu-se 7,3% desde julho de 2011 até o mesmo mês deste ano, dando a todas as economias da zona do euro uma vantagem nos mercados fora do bloco monetário.
Todos os países periféricos, com exceção da Itália, ainda estão menos competitivos em relação aos seus parceiros comerciais do que estavam no final de 1998, quando a moeda comum foi criada.
Dos países que foram resgatados ou estão em dificuldade por causa da crise da dívida da Europa, a Espanha foi a que mais perdeu competitividade, seguida da Grécia.
Durante esse tempo, a Alemanha e a Finlândia foram as que mais ganharam competitividade, 13,8% e 10,3%, respectivamente. Elas também foram as economias com taxas de crescimento mais rápidas do bloco no começo deste ano.
(Com informações da Reuters)
Fonte:
UOl Economia