Estados Unidos crescem menos que o previsto no segundo trimestre
09/01/2009
Revisão do Departamento de Comércio americano cortou em 0,3 ponto percentual o aumento do PIB
EXAME A taxa de crescimento anualizada da economia americana foi de 2,6% no segundo trimestre, de acordo com o Departamento de Comércio do país. O resultado é 0,3 ponto percentual menor que os 2,9% anunciados por Washington na semana passada. A redução decorreu de ajustes nos lucros das companhias, nos estoques e na taxa de inflação. De qualquer modo, o desempenho ficou bem abaixo do 5,6% obtidos no primeiro trimestre, de acordo com o americano The Wall Street Journal.
Os estoques cresceram 53,7 bilhões de doláres no período, ante a estimativa inicial de 58,7 bilhões. Os lucros das empresas, no período, também caíram 0,3%, para 1,116 trilhão de dólares. Inicialmente, o Departamento de Comércio havia informado que os lucros após taxas e impostos tinham crescido 2,1%.
Outro dado que contribuiu para a desaceleração do PIB americano foi o menor montante de investimentos em habitação. Segundo o governo, os gastos nesse setor caíram 11,1% sobre o primeiro trimestre, e não 9,8%, como divulgado na última semana.
Já as compras de bens duráveis recuaram 0,1% entre abril e junho. Embora o recuo seja menor que o 0,5% apurado na prévia, seu resultado contrastou com o aumento de 19,8% verificado nos três primeiros meses do ano.
As compras do setor público também foram 4,5% menores. Na avaliação anterior, o recuo era de 4,3%. No primeiro trimestre, contudo, as compras públicas haviam crescido 8,8%.
Fonte:
Exame