Empresas planejam investir mais em 2007

09/01/2009

42% das empresas planejam investir mais, segundo a FGV.
Levantamento ainda não considera os efeitos da crise nas bolsas em agosto.

A intenção das empresas de investir este ano segue forte, segundo avaliação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizada antes da recente crise nas bolsas de valores.

De acordo com a FGV, em 15 dos 21 segmentos industriais pesquisados, o investimento previsto para 2007 supera o realizado em 2006. Em relação à composição dos investimentos, o levantamento mostra interesse das empresas em elevar gastos com o quesito “ampliação e reformas das instalações industriais” nos dois últimos anos.

A edição de julho da pesquisa Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação entrevistou 1.095 empresas entre os dias 2 a 31 de julho.

De acordo com a fundação, das 688 companhias que responderam à pergunta se planejam elevar seus investimentos em 2007 em relação ao ano passado, 60,2% programam gastos superiores aos registrados anteriormente.

De acordo com o levantamento, 42% das empresas pesquisadas planejam investir mais nos últimos seis meses deste ano, ante o primeiro semestre deste ano. Em abril, última pesquisa, o levantamento mostrava que 34% das empresas pesquisadas pretendiam gastar mais no segundo semestre.

Segundo a FGV, as previsões são mais favoráveis para os produtores de bens intermediários. “Nos segmentos de bens de capital e de materiais de construção, há um arrefecimento dos investimentos”, informou a instituição em um comunicado.

Segundo levantamento, em julho de 2007, 38% das empresas consultadas afirmaram ter investido mais no primeiro semestre deste ano do que o fizeram no semestre imediatamente anterior; enquanto 21% disseram ter investido menos, no mesmo tipo de comparação.

Fonte:
G1