Empresas aplicam 7,5% da receita em TI
25/04/2014
Com ferramentas que otimizam procedimentos, softwares que melhoram a gestão e controle de informações, entre tantas outras soluções desenvolvidas para as mais diversas aplicações, as grandes, médias e pequenas corporações cada vez mais tem reconhecido a importância do setor de tecnologia na rentabilidade dos negócios.
A 25ª edição da pesquisa anual “Mercado brasileiro de TI e uso nas empresa”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), apontou que as empresas investiram , em média, 7,5% de seu faturamento anual em novas tecnologias, ano passado. O número é ligeiramente superior aos 7,2% de 2012.
De acordo com o professor Fernando Meirelles, titular de TI da FGV e coordenador da pesquisa, os investimentos podem também servir de mensuração para a participação da TI no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “Não existe um número preciso sobre o impacto do setor no PIB nacional, mas, por se tratar de grandes corporações, é possível que essa seja uma estimativa”, explicou.
Segundo os resultados, as empresas de Serviços são as que mais investem em tecnologia, direcionando 10,7% de sua receita anual. Dentre as companhias do setor, destaque para os bancos, com aplicação de 13,6% de seu faturamento. As Indústrias investem, em média, 4,6%, enquanto as empresas de Comércio, 3,3%.
Plataformas e soluções
Entre as companhias que participaram do estudo, mais de 84% afirmaram fazer uso de algum sistema integrado de gestão (ERP). O mercado da plataforma é liderado pela TOTVS, com 37% de presença, seguida pela SAP, com 30%, e Oracle, com 16%. Entre as empresas de pequeno porte (com até 170 teclados), a TOTVS também é líder, com 52%. Já entre as grandes empresas (com mais de 700 teclados), a liderança é da SAP, curiosamente com a mesma proporção, 52%.
A SAP é a principal fornecedora de softwares de inteligência analítica, como BI e CRM, com 25% do mercado. A Oracle aparece na segunda posição, com 21%; a TOTVS na terceira, com 16% e a IBM na quarta, com 10%.
PCs e fones
A pesquisa também divulgou que o Brasil tem, atualmente, 136 milhões de computadores em uso, atingindo 67% de toda população, dois para cada três habitantes. A estimativa é que em dois anos o País tenha um computador para cada habitante, com 200 milhões de PCs em uso. As vendas de 2013 cresceram 19% em relação ao ano anterior e a previsão para 2014 é que o incremento seja de 10%.
O sistema operacional mais usado pelas organizações é o Windows, com 97% de participação nos computadores de clientes e 70%, no servidor. O Internet Explorer continua como principal navegador, sendo usado por 88% das organizações.
No mercado de telefones, somando fixos e móveis, os números apontam que existem mais de 320 milhões de linhas ativas, 1,58 aparelhos para cada habitante, superando a média norte-americana de 1,56 aparelhos por pessoa e a global, de 1,27 telefones por pessoa. A realização da pesquisa analisou mais de 6 mil grandes e médias empresas, com 2.300 respostas válidas.
Fonte:
Decision Report