Emprego na indústria sobe, mas vendas caem, diz CNI
09/01/2009
emprego na indústria brasileira subiu 1,29% em junho diante do mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, o emprego registrou expansão de 1,42% em relação à primeira metade de 2005. Em compensação, as vendas da indústria caíram 3,75% em junho em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e foram divulgados ontem.
Na avaliação trimestral, no entanto, a entidade considera que o comportamento de abril a junho reforça a perspectiva otimista para o setor. “As vendas industriais cresceram pelo terceiro trimestre consecutivo, ainda que a um ritmo muito lento”, afirmou a entidade em relatório.
A CNI também destacou que o aumento nas horas trabalhadas não veio acompanhada por um crescimento no índice de utilização da capacidade instalada da indústria. “Ou seja, não há sinais de gargalos à oferta de produtos, ainda que a produção industrial se intensifique”, acrescentou.
As vendas industriais cresceram estimuladas pelo consumo interno, segundo a entidade. “A expansão da massa real de salários e o aumento nos ganhos com benefícios sociais ampliaram a demanda das famílias”, argumenta a entidade, que ressaltou ainda o efeito da queda gradual da taxa básica de juros sobre o comportamento dos consumidores.
O número de horas trabalhadas cresceu 1,88% no segundo trimestre, ante os três primeiros meses de 2006.
De acordo com o levantamento, as empresas operaram em junho com 82,3% de utilização da capacidade instalada, o maior patamar mensal registrado em 2006, segundo dados com ajuste sazonal.
Fonte:
Tribuna de Alagoas