Embratur quer Brasil entre os 20 maiores países no turismo

09/01/2009

O Brasil está prestes a se inserir definitivamente no cenário internacional do turismo e ganhar novas cores.

É o que afirma Eduardo Sanovicz, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) . “No ano em que se comemorou o centenário de nascimento de Ary Barroso (2004), um dos maiores nomes da história da música popular brasileira, o País dá início à elaboração de seu primeiro plano de marketing turístico internacional, com o Plano Aquarela” diz Sanovicz.

O projeto tem como um de seus objetivos principais inserir o Brasil entre os 20 maiores destinos de turismo no mundo.
Desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Embratur, sob coordenação da empresa de consultoria internacional em turismo Chias Marketing , o plano irá estabelecer, por meio de pesquisas e análises em mais de 20 mercados, as bases para todas as futuras ações brasileiras de marketing no exterior.

Com aporte de R$ 4 milhões, surge também para ajudar a criar as condições de alcançar metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo, que é registrar, em 2007, a entrada de nove milhões de turistas estrangeiros no País, o ingresso de US$ 8 bilhões em divisas e, conseqüentemente, a geração de 1,2 milhão de empregos e ocupações. Em 2003, o Brasil ainda distante da lista de principais destinos do mundo, registrou 4,1 milhões de visitantes internacionais.
“Somos sol e mar, mas também somos aventura, pesca esportiva, golfe, negócios e eventos. Este plano ajudará a reescrever a história do turismo brasileiro”, afirma Sanovicz.

Segundo o presidente da Chias Marketing, Josep Chias, as ações vão se dar de maneira focada: identificaremos os mercados competidores em cada segmento para colocarmos em prática estratégias competitivas, de ganho. Um dos responsáveis pela revitalização do turismo espanhol, Chias foi o diretor do plano de marketing turístico daquele país, que neste ano completou 21 anos. Hoje, com uma empresa fixada no Brasil, ele faz questão de frisar que trabalha com ‘time brasileiro’. Para acertar as ações iniciais, foram realizadas reuniões com cerca de 30 empresas do turismo brasileiro, que puderam conhecer as etapas do programa, que prevê a realização de três tipos de pesquisas.

A primeira, com turistas estrangeiros em visita ao Brasil no momento de seu retorno para o país de origem. A segunda, envolvendo os profissionais de turismo estrangeiros de 18 mercados. Ambas em fase de conclusão. A terceira, que pesquisa o turista potencial em 16 mercados, foi encerrada no final de novembro. A partir dos resultados, será possível analisar a atual situação do produto turístico Brasil, sua promoção e seus competidores mais significativos para, então, definir estratégias mais adequadas e de longo prazo. De acordo com Sanovicz será desenhado um plano operacional preciso e factível, com programas, ações, calendários e orçamentos para guiar a implantação do plano.

Pronto para entrar em ação a partir do próximo ano, o plano de marketing dará mais embasamento para ações que já vêm sendo desenvolvidas, como a participação em feiras internacionais de turismo e comerciais, a Caravana Brasil, os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no exterior e a captação de eventos intenacionais para o País, entre outros.

Mercado Nacional
Curitiba se destaca como novo pólo em turismo e eventos do País. De acordo com Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur, a cidade modelo está contribuindo muito para o turismo brasileiro, já que os investimentos no setor, com a abertura de novos hotéis e centros de convenções cresceram nos últimos anos. “As perspectivas do setor são otimistas e se darão fora do eixo tradicionalmente conhecido, como São Paulo e Rio de Janeiro. Exemplo, como Curitiba e Foz do Iguaçu dão dimensão desse crescimento na Região Sul do País e já começam a se despontar no mercado internacional”, constata.

Em menos de uma década Curitiba teve o número de shopping centers saltar de um para 26. Destaque para o Shopping Estação, que foi totalmente reestuturado. O Grupo K&G , controlador do O Boticário , investiu mais de R$ 50 milhões na reforma do empreendimento. O mix de lojas aumentou de 151 para 214 e conta agora com três lojas âncora.

DCI Comercio Industria & Serviços
Robson Bertolino
3/1/2005