Embraer ganha contrato para fabricar aviões para a Lufthansa
09/01/2009
A empresa brasileira de aeronáutica vai assinar nas próximas semanas um acordo com a companhia alemã que substituirá o contrato que tinha com a Swiss.
São Paulo – A Embraer confirmou ontem que “acaba de entrar num acordo preliminar com a Deutsche Lufthansa AG para fornecimento de 30 jatos Embraer 190, com entregas a começar em 2009”. Tendo em conta os preços de tabela do fabricante brasileiro, que controla a portuguesa Ogma, o contrato valerá cerca de US$ 1 bilhão.
“A execução final do contrato deverá ocorrer durante as próximas semanas. Uma vez
confirmado, esse contrato substituirá o acordo atual entre a Embraer e a Swiss International
Air Lines para 15 jatos Embraer 170 e 15 do Embraer 195, e isso não altera, de
forma substancial, a atual carteira de pedidos firmes da Embraer”, explica a empresa brasileira de aeronáutica.
Até o dia 31 de março deste ano, sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 15 bilhões.
A Embraer fabrica jatos comerciais de até 120 assentos e é uma das maiores exportadoras brasileiras. Com 21 mil empregados e sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura.
Segundo noticiou ontem o jornal “Público”, de Portugal, o grupo brasileiro assinou com a Agência Portuguesa para o Investimento (API) um protocolo de intenções para que a agência governamental identifique nos próximos cinco anos as empresas e as oportunidades de desenvolvimento da fileira aeronáutica em Portugal.
De acordo com a mesma fonte, o presidente da Embraer, Maurício Botelho, encontrou-se segunda-feira com o primeiro-ministro português, José Sócrates, a quem manifestou a disponibilidade para investir 250 milhões de euros e criar mil postos de trabalho.
Fonte:
Portugal Digital