Embaixadores de Brasil e Itália discutem agenda bilateral

23/01/2024

ROMA, 23 JAN (ANSA) – A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, copresidiu nesta terça-feira (23), em Roma, a 5ª Reunião de Consultas Políticas Brasil-Itália, com seu homólogo italiano, o embaixador Riccardo Guariglia.

A informação foi divulgada pelo Itamaraty em publicação no X (antigo Twitter), ressaltando que, em 2024, os dois países comemoram os 150 anos da imigração italiana ao Brasil.   

Segundo o texto, os embaixadores trataram de temas globais e bilaterais, com foco em assuntos de interesse da comunidade brasileira na Itália, como a questão do reconhecimento de carteiras de habilitação.   

Os secretários-gerais também firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação mútua para o treinamento de diplomatas.   

O comunicado lembrou ainda que, com o Brasil na presidência rotativa do G20, e a Itália na do G7, os dois países cooperam nos temas do combate à fome e à desigualdade, e promovem a sustentabilidade e reformas de instituições globais.   

“A parceria estratégica Brasil-Itália beneficia-se do intenso comércio e dos mais de 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil”, concluiu o Itamaraty.   

Após o encontro, a chancelaria italiana também destacou que as duas nações estão no centro da cena política e afirmou que as iniciativas pelos 150 anos da imigração preveem o “reforço das sólidas ligações, inclusive culturais e econômicas”.   

A Farnesina ainda falou em “excelente sinergia entre os Ministérios” e em “cooperação no combate ao crime organizado”. 

Fonte: ANSA Brasil/UOL Notícias