Economia desacelera no segundo trimestre e cresce 0,8%

02/09/2011

A economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 na comparação com o primeiros trimestre do ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2), ao divulgar os dados do PIB (Produto Interno Bruto). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país.

O número representa uma desaceleração em relação ao crescimento do primeiro trimestre deste ano, quando houve alta de 1,2% em relação ao último trimestre de 2010.

Na comparação com o segundo trimestre de 2010, o PIB cresceu 3,1%. Também houve uma desaceleração nesse tipo de relação. No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o primeiro de 2010, o PIB havia crescido 4,2%.

Em termos de valores, o PIB alcançou R$ 1,02 trilhão no segundo trimestre, de acordo com as informações do IBGE.

O governo tem tomado medidas para desacelerar a economia, de modo a tentar evitar inflação. Quando há muito consumo, podem faltar produtos, e isso encarece o preço deles, causando inflação.

Entenda como é feito o cálculo do (PIB)

O PIB é a soma das riquezas produzidas por um país durante um determinado período de tempo. A sua variação anual reflete o quanto a economia produziu a mais, ou a menos, que no ano anterior.

Cálculo do PIB

Para calcular o PIB, são considerados todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.

O índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes. A matéria-prima usada na fabricação não é levada em conta. No caso de um pão, a farinha de trigo usada não entra na contabilidade.

Um carro de 2010, por exemplo, não é computado no PIB de 2011, pois o valor do bem já foi incluído no cálculo daquele outro ano.

 

Fonte:
Uol Economia