Dólar baixo deve puxar vendas do setor de eletrônicos no Natal

09/01/2009

Área de informática prevê crescimento de até 40% nas vendas.
Dólar baixo, crédito fácil e desemprego menor devem animar o comércio.

Com mais crédito e com mais renda – o desemprego em setembro caiu ao menor nível do ano (9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) -, as vendas de do Natal já começaram. E, por causa do dólar baixo, muita gente tem optado por produtos importados, que estão com preços mais acessíveis.

Veja o site do Bom Dia Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a expectativa é de um aumento de 11% no faturamento deste fim de ano, mas o setor que mais deve vender não é o de alimentos. Quem gosta de eletrônicos é que deve ficar feliz ao abrir os presentes neste fim de ano.

Informática
Os produtos de informática devem puxar o crescimento da área de tecnologia – a expectativa é de alta de até 40% no setor. “Cerca de 20% das famílias apenas têm um computador em casa. Então, o potencial é imenso”, diz o economista e consultor de varejo Nelson Barrizzelli.

Para o consultor, há três bons motivos para justificar o otimismo do comércio: a taxa de desemprego, a recomposição da renda nos últimos dois anos e meio e a expansão do crédito. “Quando as pessoas acreditam mais no futuro, quando elas têm a possibilidade de pagar aquilo que elas tentam comprar”, explica.

O câmbio também deve colaborar para aumentar em 30% as vendas de TVs de plasma e de LCD no fim de ano.

Fonte:
G1