Dólar abaixo de R$ 2,70 pode reduzir investimentos

09/01/2009

Brasília, 14 de Junho de 2005 – A maioria das empresas exportadoras deve alterar sua estratégia de atuação se o dólar permanecer abaixo de R$ 2,70 até o final do ano. Tais mudanças deverão afetar negativamente o desempenho futuro das exportações brasileiras, segundo a sondagem especial “Real Valorizado Ameaça as Exportações”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem. Segundo a pesquisa, apenas 28% das empresas não mudariam seu foco de atuação com o câmbio abaixo desse patamar.

Entre as empresas que declararam intenção de mudar o planejamento, dependendo do câmbio, 56% indicaram que concentrariam esforços no mercado doméstico e 41% delas reduziriam os investimentos voltados às exportações; 39% disseram que pretendem reduzir suas vendas ao mercado externo e 9% que podem até interromper os embarques.

As expectativas quanto à evolução das exportações nos próximos seis meses, no entanto, continuam otimistas, com ligeiro recuo. No ano passado, o índice de expectativa era de 56 pontos e agora é de 54,9 pontos. “As perspectivas favoráveis quanto à evolução das exportações independe do porte da empresa, mas não é generalizado entre os setores pesquisados”, informa a CNI no documento.

Fonte:
Gazeta Mercantil
Kelly Oliveira