Dieta mediterranea pode integrar lista de património da UNESCO
24/08/2010
A dieta mediterrânica pode integrar a lista do património cultural da UNESCO. A votação final está marcada para Novembro, numa reunião em Nairobi, que deve acontecer entre os dias 14 e 19. Se for eleita, a alimentação à base de legumes, peixe, fruta e azeite pode integrar uma lista que já abrange ruínas conhecidas, templos e monumentos.
A lista de Património Cultural Intangível da UNESCO cobre áreas como tradições orais, artes, práticas sociais, rituais e festividades.
A proposta de integração da dieta mediterrânica foi apresentada pela Itália, um dos países onde se pratica este tipo de alimentação, tal como em Espanha, na Grécia ou em Portugal. Giancarlo Galan, ministro italiano da Agricultura antecipa um voto favorável para a integração. «É um grande sucesso para o nosso país», diz Galan, citado pelo Telegraph.
A promoção da dieta mediterrânica encetada pela Itália é apoiada pela Grécia, pela Espanha e por Marrocos. A iniciativa é encarada como um importante passo para o combate à obesidade.
Fonte:
tvi 24