Crescimento econômico mundial será menor em 2007, diz ONU

09/01/2009

O relatório World Economic Situations and Prospects 2007, cuja tradução em portugues é Situação Econômkica Mundial e as Projeções para 2007, foi divulgado agora há pouco pela ONU (Organização das Nações Unidas), revelando que após três anos de crescimento acelerado, a atividade econômica mundial passará a se expandir de forma mais lenta a partir deste ano.

Os países desenvolvidos serão os mais atingidos pelo refreamento da atividade econômica, o que pode trazer implicações para todos os demais.Segundo o estudo da ONU, este ano, o PBM (produto bruto mundia) deverá crescer a taxas de 3,2% ao ano. Em 2006, as estimativas indicavam um crescimento de 3,8%.

Países de primeiro mundo devem registrar um aumento médio de 2% em relação ao ano passado. Para o Brasil, as previsões atuais das Nações Unidas são de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,3% em 2006 e 3,5% em 2007. “Considerando a média de crescimento do PIB real no período 2003-2007, se as previsões das Nações Unidas se confirmarem, a economia brasileira crescerá apenas 2,8% ao ano, enquanto a média mundial será de 3,4% ao ano”, registra uma análise do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), com base nos resultados da pesquisa da ONU.

A principal razão para a desaceleração global, segundo a ONU, será a queda da taxa de crescimento da economia dos Estados Unidos. Diante das previsões de retração do mercado imobiliário , o estudo aposta que os Estados Unidos cresçam apenas 2,2% este ano. E alerta: “devido a uma maior desaceleração da economia norte-americana, ainda há riscos substanciais de que estes prognósticos sejam revistos para menos”.

Fonte:
Mediamax