Couromoda foca a exportação para o mercado europeu
09/01/2009
São Paulo, 27 de Dezembro de 2004 – Aumentar as exportações de calçados para o mercado europeu é um dos objetivos da Couromoda 2005-Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro.
De acordo com o presidente da Couromoda, Francisco Santos, com o euro valorizado a indústria européia tende a focar os produtos de preço médio alto e alto e, com isso, abre espaço que poderá ser ocupado pelas fábricas brasileiras.
Hoje, o Brasil responde por 1,5% do consumo europeu de € 40 bilhões anuais, de acordo com Santos, que considerou existir atualmente um cenário favorável para o País. Segundo o empresário, são 80 mil pontos-de-venda, a maioria pequenas empresas que querem comprar quantidades menores. “O Brasil tem condições de entregar em menos tempo, com preço competitivo e em pequenas quantidades”, afirmou Santos.
Além disso, disse, as consumidoras européias são muito exigentes e a China não tem produtos como os do Brasil, a matéria-prima, a moda. Por isso, o grande foco da Couromoda será a Europa, informou Santos. O evento – que acontece de 11 a 14 de janeiro no Pavilhão das Exposições do Anhembi, em São Paulo – contará com um workshop no qual lojistas e estilistas europeus vão abordar as características daquele mercado. A delegação européia, que chega para participar da feira, contará com 30 compradores que abastecem 2 mil lojas. A Europa responde hoje por cerca de 15% das vendas brasileiras de calçados ao exterior. O produto vendido para a Europa tem preço maior. Segundo Santos, o preço médio do par exportado para os Estados Unidos é de US$ 11 e para a Europa de US$ 18.
Produtos sofisticados
Além do Pavilhão de Exposições, a Couromoda ocupa em 2005 três andares do hotel Holiday Inn Parque Anhembi no qual estarão expostos produtos de maior valor agregado, com preço médio de US$ 28, informou Santos.
A 32ª edição da Couromoda contará com 1,13 mil expositores, número 20% maior do que o registrado em 2003. Francisco Santos informou que a recuperação do mercado é a responsável por esse crescimento e que 70% dos participantes são médias e pequenas empresas. A expectativa é de que 60 mil pessoas visitem a feira, mais de 3 mil estrangeiros. Entre os visitantes do exterior deve estar o presidente da associação italiana do setor, Rossano Soldini, informou o presidente da Couromoda. Em janeiro de 2004 a feira recebeu 55 mil visitas.
(Gazeta Mercantil/Caderno A – Pág. 9)(Rita Karam)